Conheça o Trigo Sarraceno - O trigo que nao contém Glúten



Originário das regiões centrais da Ásia, o mourisco foi introduzido no Brasil por imigrantes
poloneses, russos e alemães, por volta do início do século 20, na região sul do Brasil.

O trigo mourisco, trigo sarraceno, trigo mouro ou trigo preto (Fagopyrum esculentum Moench), é uma dicotiledônia pertencente à família Polygonaceae, sem nenhum parentesco com o trigo comum (Triticum aestivum L.), que é uma monocotiledônea pertencente à família Gramineae. Ou seja, não contém glúten.

Devido às semelhanças ao trigo na composição química e na utilização de seus grãos, excepcionalmente é considerado como um cereal.

Por alcançar o mesmo valor nutritivo das gramíneas trigo, aveia, centeio, cevada e milho, a farinha de trigo sarraceno tem sido utilizada principalmente em forma de farinha e sêmola, na fabricação de pães, bolos, biscoitos, massas, sopas e mingaus.

Dentre os produtos livres de glúten, apresenta alta concentração de proteína (100g de trigo sarraceno contem 13g de proteína), vitaminas e sais minerais, destacando-se pela excelente qualidade de sua proteína, com alto teor de lisina, aminoácido deficiente na maioria dos cereais.

Possui as enzimas amilase e maltase que auxiliam no funcionamento do aparelho digestivo. Rutina, substância que regula o colesterol no sangue e reduz a hipertensão, vitaminas do complexo B que regulam o funcionamento do sistema nervoso, além de reduzir a concentração de triglicerídeos.



Você pode encontrar o trigo sarraceno nas seguintes apresentações:

Farinha de trigo sarraceno ou trigo sarraceno em grãos

Você pode (e deve) utilizar farinha de trigo sarraceno em misturas para fazer bolos, pães, biscoitos e massas em geral.

Os grãos de trigo sarraceno podem ser utilizados na salada, tabule, para engrossar molhos e ensopados. Para fazer mingau, seus grãos devem ser bem cozidos.



Fonte:

Caracterização físico-química do trigo mourisco (Fagopyrum tataricum (L.) Gaertn.) comercializado em armazém de cereais em Pato Branco, PR

http://sbqsul2012.galoa.com.br/sites/sbqsul2012.galoa.com.br/files/submitted-sessions/session-1305-1347672082.pdf

Teste de vigor em sementes de trigo Mourisco (Fagopyrum esculentum moench) cultivar IPR-92-Altar http://www.fag.edu.br/graduacao/agronomia/csvolume31/20.pdf

Outros post interessantes

0 comentários