Grão de bico: Uma excelente fonte de proteína



O grão-de-bico (Cicer arietinum L.) é uma leguminosa, fonte de proteínas, carboidratos, minerais, vitaminas e fibras. Diferencia-se das outras leguminosas por sua digestibilidade, baixo teor de substâncias antinutricionais, além de apresentar a melhor disponibilidade de ferro.

A proteína do grão-de-bico tem sido considerada de melhor valor nutricional entre as leguminosas, e sua digestibilidade varia de 34 a 76%. Além disso, o grão-de-bico apresenta quantidades significativas de todos os aminoácidos essenciais, exceto os aminoácidos com enxofre (como a metionina e cistina), que podem ser complementados por adição de cereais na alimentação. 

O grão-de-bico é uma fonte importante de minerais, principalmente cálcio, magnésio, fósforo e potássio, bem como de vitaminas, como a riboflavina, niacina, tiamina, folato e precursores de vitamina A (betacaroteno).

O grão-de-bico também se destaca pelas fibras, apresentando teor total de 18 a 22g de fibras a cada 100g do alimento, sendo de 4 a 8g/100g de fibras solúveis e 10 a 18g/100g de fibras insolúveis.
Embora os lipídios estejam presentes em poucas quantidades, o grão-de-bico possui teores nutricionalmente importantes de ácidos graxos insaturados, como o ácido oleico (32,6%) e linoleico (51,2%).

Embora os fatores antinutricionais devam ser cogitados em qualquer leguminosa de grão, sua importância é minimizada no grão-de-bico, exceto os fatores promotores da flatulência, que devem ser destacados nesta leguminosa em decorrência dos teores de oligossacarídeos nela presentes. No entanto, o aquecimento inativa este conjunto de fatores.


Para reduzir os fatores antinutricionais, basta deixar o grão de bico de molho em água por 6h a 8h, antes da cocção.

Informações Nutricionais em 100g do grão de bico cozido:



Sugestão de preparação saudável: Homus Tahine (pasta de grão de bico)

Turbine sua receita utilizando Tahine

Sugestão de acompanhamento para o Homus Tahine: Pão Integral (receita exclusiva para o Blog Comer e Viajar, na qual sou colaboradora).


REFERÊNCIAS:

FERREIRA, Andréa Cristina Penati; BRAZACA, Solange Guidolin Canniatti; ARTHUR, Valter. Alterações químicas e nutricionais do grão-de-bico (Cicer arietinum L.) cru irradiado e submetido à cocção. Ciênc. Tecnol. Aliment.,  Campinas ,  v. 26, n. 1, p. 80-88,  mar.  2006 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612006000100014&lng=pt&nrm=iso>.


A. K. Jukanti, P. M. Gaur, C. L. L. Gowda and R. N. Chibbar (2012). Nutritional quality and health benefits of chickpea (Cicer arietinum L.): a review. British Journal of Nutrition, 108, pp S11-S26. doi:10.1017/S0007114512000797.

Outros post interessantes

0 comentários