Açúcar em biscoitos: Será que biscoitos integrais são saudáveis?



Vamos conhecer melhor os alimentos?

A partir de hoje, trarei comparações entre diferentes alimentos considerados saudáveis, na série chamada Trocando 6 por 1/2 dúzia: Quantas vezes deixamos de consumir algum alimento quando descobrimos a porcaria que ele é, mas trocamos este produto por outro similar, só que na versão integral ou com alegação saudável no rótulo?

Será mesmo que tudo o que está na embalagem ou propaganda do alimento é verdadeiro?

A primeira análise será de biscoitos vendidos como integrais, ou saudáveis, comparado a biscoitos recheados que todos nós já estamos carecas de saber que é puro açúcar e gordura (gordura trans também).

Fiz essa tabelinha para comparar um exemplo de biscoito recheado com biscoitos que são anunciados como integrais ou saudáveis.

Note que não somente a quantidade de açúcar, mas também a quantidade de gorduras totais nos diferentes tipos de biscoitos são bastante similares.


(clique na tabela para ampliar!)

Analisando outros itens:

FIBRAS: Segundo a RDC nº 54/2012, para um alimento ser considerado fonte de fibras, precisa apresentar 2,5g de fibras por porção ou 3g por 100g (ou ml) de produto, e para ser alta fonte de fibras, deve fornecer 5g de fibras na porção ou 6g fibras a cada 100g do alimento.

Nessa categoria, note que a Bel vita e Club social não apresentam fontes de fibras por porção: Bel vita em 30g- 1,0g de fibras (Somente em 100g, apresentando 3,33g de fibras),
Club Social 26g -0,8g de fibras (somente em 100g, apresentando 3,07g de fibras).

O biscoito Quaker apresenta 3,3g de fibra na porção (40g). Está ok!

Quanto ao Nesfit, na porção de 30g (3 biscoitos) não apresenta quantidade significativa de fibras, já para 100g do biscoito, fornece 6,33g, sendo considerado como alta fonte de fibras. Ok em 100g de biscoito, mas lembre-se, em 100g de Nesfit contém 26g de açúcar e 15g de gorduras totais. Será que compensa?

SÓDIO: Segundo a RDC nº 54/2012, a quantidade de sódio nos alimentos para ser considerado muito baixo ou baixo é de até 40mg/porção e 80mg/porção respectivamente.
Como demonstrado, o Club social, tem uma pequena quantidade de açúcar por porção, mas extrapola na quantidade de sódio. Cuidado com essa opção!~



O vídeo baixo mostra um comparativo da quantidade de açúcar entre biscoitos que já sabemos que é rico em açúcar e gorduras x biscoitos que são anunciados como integrais ou saudáveis. Assista:



Agora que entendemos a tabela, vamos conhecer os ingredientes?

Cookies de Aveia Quaker
Ingredientes: Aveia integral (flocos e farinha), açúcar, farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, óleo vegetal de girassol com alto teor oleico, gordura vegetal de palma, cacau, inulina, fibra de aveia, mel, leite desnatado, soro de leite, sal, aromatizantes, fermentos químicos: bicabornato de amônio, bicabornato de sódio e fosfato monocálcico, emulsificante lecitina de soja e estearoil lactato de sódio.
Apresentam com ingrediente em maior quantidade a aveia integral. Porém, o segundo ingrediente que mais aparece nos cookies de aveia é o açúcar L

Bel Vita
Ingredientes: Cereais 60% [Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico e cereais integrais 41% (Farinha de trigo integral, aveia em flocos, farinha de centeio e farinha de cevada)], açúcar, óleo vegetal, maçã, minerais: magnésio e ferro, sal, canela, vitaminas: vitamina E, vitamina B3 e vitamina B1, aromatizantes, fermento químicos: bicarbonato de sódio, pirofosfato dissódico e bicarbonato de amônio e emulsificantes: lecetina de soja e ésteres de ácido diacetil tartárico e mono e diglicerídeos.
Esse é um exemplo clássico de rótulo “desorganizado” para confundir o público. Note que começa com “cereais 60%” mas o primeiro ingrediente dele é a farinha de trigo, somente depois vem a mistura de farinha integral, de aveia, centeio e cevada. Não se engane. Não é integral! O 3º ingrediente é o açúcar.

Nesfit
Ingredientes: Farinha de trigo integral, farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, gordura vegetal, aveia em flocos, cacau, mix de cereais, amido, farinha de centeio integral, farinha de cevada, sal, fermentos químicos bicarbonato de amônio, bicarbonato de sódio e pirofosfato dissódico, corante caramelo, aromatizantes, emulsificantes lecitina de soja, antioxidante TBHQ e acidulante ácido cítrico.
Começa ok, mas contém grande quantidade de açúcar e gordura em 3 biscoitos. Quem come apenas 3 biscoitos num pacote de 200g? Atenção: Essa gordura vegetal não está especificada no rótulo, podendo ser gordura vegetal hidrogenada.

Club social
Ingredientes: Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, gordura vegetal, farinha de trigo integral, açúcar, açúcar invertido, sal, fermentos químicos: Fosfato monocálcico e bicarbonato de sódio e amônio e melhorador de farinha: Enzima protease.

Apesar de conter pouco açúcar na porção, note que os dois ingredientes com maior quantidade no produto são a farinha de trigo e a gordura vegetal. A quantidade de fibras na porção está ok, mas a quantidade de sódio é altíssima. Atenção: Essa gordura vegetal não está especificada no rótulo, podendo ser gordura vegetal hidrogenada.


Dica da Nutri:

Não se engane. Pode até ser “integral”, mas contém grande quantidade de açúcar e gorduras por porção, além de conter adição de conservantes ou acidulantes ou aromatizantes ou emulsificantes. L

Uma dica é optar por biscoitos feitos em casa, com controle na quantidade de açúcar e gorduras e sem adição de conservantes! Deixe os biscoitos industrializados para “lá uma vez que outra” ou quase nunca!

Ah, mas não existe biscoitos industrializados bons? Existe! Mas é assunto para uma outra matéria ;)


Compartilhe essa informação com quem você quer bem, quanto mais conhecermos os alimentos, melhor será nossa alimentação e saúde!



Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2012/anexo/anexo_rdc0054_12_11_2012.pdf

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