Hambúrguer de Grão de bico



















Olá pessoas do bem!

Hoje eu trouxe uma receitinha que é muuuuito boa. Sabe essas comidas que a gente faz em grande quantidade pra congelar, mas fica tão gostoso que não sobra nem pro outro dia? É exatamente o que ocorre aqui em casa quando eu faço esses hambúrgueres!

Leia porque utilizar grão de bico em dietas vegetarianas aqui

A ideia nessa receita, é aumentar o aporte proteico em dietas vegetarianas ou veganas, utilizando a proteína isolada de arroz ou ervilha (sem sabor), uma ótima substituição para a farinha comum em receitas de hambúrgueres vegetais.

Para não vegetarianos, fica interessante utilizar farinha integral ou farinha de aveia. Para dietas com restrição a glúten, pode utilizar farinha de milho (ou de grão de bico/trigo sarraceno/arroz) .



Ingredientes:
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
2 col de sopa de salsinha
2 col sopa de óleo vegetal 
2 col chá de sal
3 xic de grão de bico cozidos
1 xic de chá (aproximadamente) de farinha de trigo integral ou para versão sem glúten, farinha de milho, ou para maior aporte de proteínas, proteína de arroz ou ervilha isolada

Modo de Preparo:
Em uma tigela coloque o grão de bico, cubra com água, deixando de molho por pelo menos 6 horas.

Escorra a água. Leve o grão de bico à panela de pressão e cubra com água. Quando a panela começar a chiar, baixe o fogo, conte 20 min e aguarde a pressão da panela sair para utilizar os grãos.

No liquidificador (ou processador), bata a cebola, o alho, o óleo, o sal e a salsinha. Após, acrescente o grão de bico e bata até virar uma pasta homogênea. Se utilizar o liquidificador, precisará utilizar uma colher para ajudar.

Transfira essa massa para uma tigela, adicione a farinha escolhida aos poucos até obter uma textura moldável na mão. A quantidade de farinha a ser utilizada não é regra geral. você deve observar a textura: A massa fica meio "grudentinha", mas, se colocar muita farinha, o hambúrguer ficará seco e "embuchante". Sabe quando "mastiga, mastiga, e desce rasgando ao engolir?" Acredite, eu já tive esse resultado, não é nada bom...

Molde os hambúrgueres, disponha numa forma previamente untada com óleo de sua preferência, e leve ao forno pré aquecido a 180º por 20 min ou até ficarem douradinhos.

Bom apetite!


Quer conhecer outras formas de preparo do grão de bico?
Que tal essa receita de Snacks (aperitivo prático), ou essa de Homus Tahine (uma pastinha deliciosa para comer com pão)?


Outros post interessantes

0 comentários